12/10/2019

Disciplina

Tenho muita falta de disciplina.

Quando este bébé chegar vai colocar ainda mais em evidência este facto.

Como em muitas outras coisas na vida, nessa altura, ou me adapto, ou estou tramado.

Como dizem: adapt or die.

Se calhar era importante começar hoje a desenvolver hábitos de auto-disciplina.

Se falhar, tento de novo.

Uma das coisas que mais me assusta é passar estes terríveis hábitos de má auto-disciplina para o meu filho. Penso que é das coisas que mais me tem atrapalhado na vida.

Sem falar que a falta de disciplina leva ao ócio, e todos sabemos as nefastas consequências do ócio.

26/09/2019

Carta ao meu filho (ou filha)

Ao momento de escrita deste texto, a minha app diz-me que ainda és do tamanho de uma azeitona (daquelas grandes, verdes), mas que já começas a ter aparência de gente.

É incrivel como já afectas a nossa vida, e ainda nem te olhámos nos olhos, ainda nem choraste o primeiro choro, ainda nem fizeste a tua primeira birra.

Tenho tanto para te dizer, embora grande parte das coisas não vás entender durante muitos anos.

Uma dessas coisas, é que Deus existe, Ele é maravilhosamente Bom, Ele ama-te muito mais do que eu ou a tua mãe te poderemos algum dia amar, e Ele vai cuidar de ti, mesmo que um dia eu não possa.

Não te digo isso como um cliché cristão. É a mais incrivel verdade. Grande parte do mundo anda à procura do sentido da vida e logo à partida colocaram Deus de parte, é por isso que não encontram nem vão encontrar enquanto não mudarem os seus preconceitos.

Outra, é que nem sempre é fácil entender aquilo que Deus faz na tua vida. Dois dos bloqueios mais difíceis são acharmos que somos o centro do Universo, que o centro da vontade de Deus é as nossas realizações pessoais nesta terra, Ele ama-nos profundamente, ao ponto de dar a vida do seu filho por nós, mas não somos o centro do Universo; a outra mais complicada é o sofrimento que Deus permite na nossa vida, que parte da ideia que temos que por conhecermos Deus, deviamos passar ao lado do sofrimento, isso será verdade, na eternidade, mas aqui na terra, onde Deus ainda permite o mal durante algum tempo, Ele permite que "a chuva caia sobre os bons e os maus", mas se confiares Nele, nunca vais desesperar, vais perceber que Ele está sempre contigo, e que Ele vai usar até as piores experiências para moldar o teu carácter.

Provavelmente vais ouvir-me falar algumas destas coisas muitas vezes, mas queria começar a registar algumas das que espero que marquem desde cedo e para sempre a tua vida.

O pai que já te ama,
Rui

Retorno ao blog #15

Preciso mesmo de escrever.

Não sei se é um dom, mas certamente é uma necessidade que me vem do intímo.

Se um dia vou (?) escrever livros, tenho que praticar.

Regularmente vou escrevendo histórias, na minha cabeça, na minha imaginação, mas nunca passam para o papel, e isso... não é suficiente.

Essa é outra, tenho que desenvolver a minha capacidade de contar histórias.

...

Se calhar o titulo desta publicação devia ser "Devaneios #32"

...

Devia fazer uma nova bucket list. No topo estaria escrever um livro de teologia, seguido por um livro de ficção história, seguido por uma epopeia de 7 livros à la George RR Martin.